2ª Rodada - Copa das Confederações

|

Confira tudo sobre a 2 rodada dos jogos na Copa das Confederações.


BRASIL 3 X 0 ESTADOS UNIDOS

Sem o sufoco da estreia e dominando a partida desde o início, a seleção brasileira venceu os Estados Unidos por 3 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Lofus Versfeld, em Pretória, na África do Sul, e praticamente garantiu a classificação para a semifinal da Copa das Confederações. Maicon, Ramires, Miranda e André Santos entraram bem na equipe, deixando Dunga com aquele tipo de dúvida que é boa para qualquer técnico. O lateral chegou a balançar as redes, e o meia teve atuação de destaque, participando decisivamente de dois dos três gols. Robinho e Felipe Melo completaram o placar.

Agência/AFP
Maicon comemora com Robinho o seu gol, o terceiro na vitória do Brasil contra os Estados Unidos

Com seis pontos, o Brasil lidera o Grupo B. O Egito, que derrotou a Itália por 1 a 0 em Joanesburgo, e a própria equipe europeia dividem a segunda colocação com três pontos.

Na rodada final do grupo, domingo, Brasil e Itália se enfrentam em Pretória, enquanto EUA e Egito jogam em Joanesburgo (os dois jogos serão realizados às 15h30, horário de Brasília). A seleção brasileira pode até perder por um gol que ainda assim se classifica, independentemente do resultado de EUA x Egito. Para ficar fora, o time de Dunga, que hoje tem saldo uma saldo positivo de quatro gols, teria de perder por dois de diferença para Itália (que tem saldo de um gol pró) e, ainda, os egípcios (saldo zero) precisariam vencer os americanos por, ao menos, três tentos de diferença.

                Ramires entrou bem na equipe. Ele deu passe para dois                     dos três gols

No próximo domingo, a seleção brasileira enfrenta a Itália, às 15h30 (de Brasília), novamente no estádio Lufus Versfeld para decidir o primeiro lugar no Grupo B. Se garantir a liderança, o Brasil encara o segundo lugar do Grupo A, que atualmente é a África do Sul, comandada por Joel Santana.

Com o resultado, a seleção igualou a maior vitória em cima dos americanos. Em 1992, a seleção também havia vencido os Estados Unidos por 3 a 0, em um amistoso disputado em Fortaleza.

______________________________________________________

ITALIA 0 X 1 EGITO

Itália e Egito fizeram um daqueles jogos impossíveis de se contar apenas com números. Os campeões mundiais chutaram mais a gol, tiveram mais posse de bola, obrigaram o goleiro El Hadary a fazer grandes defesas e, mesmo assim, saíram do estádio Ellis Park, em Joanesburgo, com a primeira derrota na Copa das Confederações . O Egito, mais eficiente, fez 1 a 0, gol de Homos, e levou a decisão dos classificados do Grupo B para a última rodada. O triunfo impediu que o Brasil se garantisse nas semifinais por antecipação.

Com o resultado, Itália e Egito somam três pontos, contra seis do Brasil e zero dos Estados Unidos. Na rodada final do grupo, domingo, Brasil e Itália se enfrentam em Pretória, enquanto EUA e Egito jogam em Joanesburgo. A seleção brasileira pode até perder por um gol que ainda assim se classifica, independentemente do resultado de EUA x Egito. Para ficar fora, o time de Dunga, que hoje tem saldo de gols 4, teria de perder por dois gols de diferença da Itália (hoje saldo 1) e, ainda, os egípcios (saldo zero) precisariam vencer os americanos por ao menos três gols de diferença.

Itália falha nas finalizações

Com mais posse de bola, a Itália dominava o primeiro tempo, mas errava muito nas finalizações. Foram nove chutes a gol, mas apenas dois obrigaram o goleiro El Hadary a trabalhar. Primeiro aos 23 minutos, em bomba de Iaquinta de fora da área que o goleiro defendeu em dois tempos com dificuldade. E aos 25, o egípcio precisou voar para espalmar para fora o belo chute de Rossi. Mesmo com três atacantes, a Itália praticamente só ameaçava com chutes de longe.

Agência/Reuters

Iaquinta parece não acreditar no que vê em campo

Já o Egito tentava incomodar principalmente com as jogadas pela direita de Fathi. Mas fosse pelo alto ou por baixo, Cannavaro, de volta após lesão, mostrava a segurança habitual de quem já tem mais de 100 jogos pela seleção no currículo. Só aos 38, os campeões africanos conseguiram realmente levar perigo. Após boa jogada de Zidan e Aboutrika, Rabbou recebeu já dentro da área, mas demorou a concluir e permitiu o corte da zaga.

Gol egípcio surge em escanteio

Um minuto depois, Rabbou foi mais rápido e acertou grande chute, obrigando Buffon a mandar para escanteio. Na cobrança, a bola passou por De Rossi e encontrou a testa de Homos, que mandou com estilo no canto direito de Buffon. Egito 1 a 0.

Agência/Reuters

Hommos (12) é abraçado pelos companheiros após marcar

A Itália manteve seus três atacantes para o segundo tempo e aos oito minutos quase veio o empate. Quagliarella fez grande lançamento para Iaquinta, que conseguiu dominar livre, na marca do pênalti, mas na hora da conclusão foi abafado por El Hadary. Aos 17, Pirlo cobrou falta com muito perigo, a um palmo da trave esquerda de El Hadary.

______________________________________________________

AFRICA DO SUL 2 X 0 NOVA ZELANDIA

Três dias após tirar um gol do próprio time em cima da linha, o atacante Parker foi o grande herói da vitória da África do Sul sobre a Nova Zelândia por 2 a 0, em Rustemburgo. Um resultado que levou o time da casa ao segundo lugar e diminuiu a pressão sobre o técnico Joel Santana. Na próxima partida, contra a poderosa Espanha, um empate garante a África do Sul na segunda fase da Copa das Confederações.

Agência/AFP
Parker recebe o abraço dos companheiros após abrir o placar na vitória da África do Sul

Mas foi uma vitória sofrida para Joel. Não pelo placar, mas pelos erros dos sul-africanos. Eram apenas dois minutos de jogo e o atacante Fanteni já tinha dado uma furada constrangedora dentro da área. Modise tentou no minuto seguinte, mas o chute saiu fraquinho. Fanteni até acertou o gol, aos nove minutos, só que o árbitro acertadamente marcou impedimento. Aos 16, Piennar teve espaço, ajeitou a bola como quis na entrada da área, mas mandou no meio do gol. E diante do show de incompetência, Joel bem que deve ter pensado por que ele é tão criticado se seus atacantes simplesmente não sabem fazer gol.

Até que aos 20 minutos, Masilela fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Parker. O atacante nem pegou tão bem na bola, mas o desvio no zagueiro Boyens matou o goleiro da Nova Zelândia. África do Sul 1 a 0.

Fanteni quase fez o segundo, aos 33. Ele arrancou do meio-campo com liberdade, deu belo drible em Mullingan, encheu o pé, mas a bola foi no centro do gol e Moss conseguiu desviar.

Assim como na estréia, contra o Iraque, a África do Sul dominava a partida, criava chances, mas tinha enorme dificuldade para concluir. Joel nem precisava falar nada no intervalo, bastava entregar uma forma para o pé de cada jogador.

Como não dava para fazer isso, o técnico continuou sofrendo do banco com a falta de pontaria de seu time no segundo tempo. Com cinco minutos, já tinham saído duas belas triangulações, que terminaram no pé de Modise e de lá para as nuvens.

Mas aos sete minutos finalmente veio o segundo gol, de novo em jogada pela esquerda de Masilela para Parker. E o atacante, meio de coxa, meio de barriga, desviou para fazer 2 a 0.

Só que o desespero de Joel continuava. Aos 16, ele até fez cara de choro quando Gaxa, sozinho, caiu sentado ao furar um cruzamento. Aos 18, resolveu tirar o atrapalhado Fanteni para lançar Mashego. E o atacante do Orlando Pirates mostrou por que consegue ser reserva de Fanteni, ao perder três grandes chances aos 35, 37 e 44 minutos - a última livre na entrada da pequena área.

______________________________________________________

ESPANHA 1 X 0 IRAQUE

Depois do show diante da Nova Zelândia na estreia, a Espanha diminuiu o ritmo e, apesar de não ter levado sustos, derrotou o Iraque apenas por 1 a 0, nesta quarta-feira, na abertura da segunda rodada da Copa das Confederações. O atacante David Villa foi o autor do gol da vitória (assista no vídeo ao lado).

Com o resultado, a Fúria chegou aos seis pontos no grupo A e já garantiu uma das vagas nas semifinais. De quebra, a seleção do técnico Vicente Del Bosque mantém uma incrível invencibilidade de 34 jogos (não perde desde novembro de 2006). Ao todo, nas últimas 52 partidas que disputou, a Espanha foi derrotada apenas duas vezes.

Agência/AFP
David Villa comemora gol da Vitória sobre o Iraque

Espanha com quatro mudanças

Com duas mudanças na zaga (Marchena e Piqué nos lugares de Puyol e Albiol) e duas no meio-de-campo (Cazorla e Mata nas vagas de Fábregas e Silva) em relação ao time que goleou a Nova Zelândia na estreia, a Espanha começou a partida em ritmo mais lento do que o imposto contra a equipe da Oceania.

O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 16 minutos, quando após um belo passe de Xavi, Torres ficou cara a cara com o goleiro iraquiano Mohammed Kassid. No entanto, o artilheiro do torneio com três gols desperdiçou a oportunidade.

Aos 24, a torcida no Free State chegou a gritar gol após belo arremate de David Villa acertar a rede. O problema é que a bola foi pelo lado de fora. O Iraque, por sua vez, ficava na retranca e não dava muitas chances aos espanhóis.

Villa martela e marca

Depois do primeiro tempo abaixo da média, a Fúria voltou mais disposta na segunda etapa e, aos seis minutos, Villa, sozinho, testou em cima do arqueiro do Iraque.

Três minutos depois, após belo cruzamento de Capdevilla, o atacante do Valencia não desperdiçou e abriu o marcador de cabeça.

Agência/Reuters
Fernando Torres, ao fundo, comemora gol de David Villa sobre a seleção do Iraque

Com a vantagem no placar, a Espanha seguiu com maior posse de bola, mas não conseguiu ampliar o resultado, que deixou os iraquianos, atuais campeões asiáticos, na terceira colocação com um ponto. Mais tarde, em outro jogo do grupo A, a anfitriã África do Sul recebe a lanterna Nova Zelândia no complemento da segunda rodada.

Vi no: GloboEsporte


0 comentários:

 

©2009 Arcanjo Rogério | O céu é o Limite | TNB