Brasil derruba Argentina de Maradona e carimba passaporte para a Copa

|


Dieguito rezou, catimbou, pressionou... Mas seleção de Dunga vence por 3 a 1 em Rosário e garante classificação para a África do Sul

Última chamada. Destino: África do Sul. Os argentinos rezaram, pediram ajuda divina antes da partida. Nada adiantou, os deuses do futebol são brasileiros. O Brasil carimbou o passaporte para a Copa do Mundo de 2010 neste sábado, em Rosário, com uma atuação de gala, que misturou talento e a frieza. Sem cair na provocação e no clima de guerra da torcida, a seleção venceu a Argentina por 3 a 1.



É o Brasil na COPA DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL!










Garantiu também uma das quatro vagas sul-americanas para o Mundial com três rodadas de antecedência devido a derrota do Equador por 2 a 0 para a Colômbia. Luís Fabiano, autor de dois gols, assumiu a artilharia das eliminatórias com nove, superando o boliviano Botero, que tem oito. O zagueiro Luisão fez o outro gol brasileiro. Dátolo descontou. Com o resultado, a Argentina ficou em uma situação delicada. Em quarto lugar com 22 pontos, ainda vai enfrentar Paraguai e Uruguai fora de casa nos três jogos que restam na competição.

Dunga conquistou a terceira vitória sobre os argentinos desde que assumiu a seleção brasileira, em 2006. E o Brasil confirmou a superioridade nesta década. Foram dez duelos, com seis vitórias brasileiras, dois empates e duas derrotas. Além disso, acabou com duas enormes invencibilidades dos nossos hermanos. Eles não perdiam uma partida em casa há 41 jogos. E foi a segunda derrota da Argentina como mandante na história das eliminatórias em exatas 50 partidas. A outra havia sido para a Colômbia, em 1993, por 5 a 0.

Na próxima quarta-feira, o Brasil encara o Chile, em Salvador, em um jogo festivo, que vai servir para comemorar a classificação. Já a Argentina vai até Assunção para enfrentar o Paraguai.

A vaga para a Copa do Mundo veio premiar um momento abençoado da seleção brasileira. A equipe comandada por Dunga está invicta há quase 15 meses. Desde então foram 18 jogos, com 14 vitórias e quatro empates. O Brasil vem de dez vitórias consecutivas: Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina nas eliminatórias; Egito, Estados Unidos (duas vezes), Itália e África do Sul pela Copa das Confederações e o amistoso contra a Estônia.

Diego Maradona, que foi um velho freguês dos brasileiros como jogador, manteve a tradição também como técnico. Com a camisa argentina, ele enfrentou seis vezes o Brasil e só conquistou uma vitória. Foram ainda três triunfos brasileiros e dois empates. Após assumir a seleção em outubro do ano passado, substituindo Alfio Basile, Maradona tem três
derrotas e seis vitórias em nove partidas.

Com os três gols contra os argentinos, a seleção chegou aos 100 gols na era Dunga. São ainda 33 vitórias, dez empates e quatro derrotas. Luis Fabiano é o artilheiro neste período com 19 gols.


Com a vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, neste sábado, no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, o Brasil se tornou a sétima seleção com o passaporte carimbado na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Com 30 pontos a três rodadas do fim da competição, os brasileiros não podem mais ser alcançados pela Colômbia, que está em quarto, com 20, nas eliminatórias sul-americanas para a competição.

A diferença de 10 pontos coloca o seleção de Dunga numa lista que já tinha, além da África do Sul, país sede, o quarteto asiático formado por Coréia do Sul, Coréia do Norte, Austrália e Japão, e a Holanda, único país europeu garantido no mundial.

á classificada para a Copa do Mundo de 2010, a seleção brasileira entrará sem quatro importantes jogadores contra o Chile, quarta-feira, em Salvador: Lucio, Kaká, Ramires e Luis Fabiano receberam cartão amarelo e estão fora do jogo.

Os quatro foram punidos com mais um amarelo durante a vitória de 3 a 1 sobre a Argentina neste sábado, em Rosário. Julio César, Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano também estavam pendurados, assim como o reserva Daniel Alves.

Com 30 pontos, o Brasil lidera as eliminatórias sul-americanas e garantiu a classificação ao Mundial faltando três rodadas para o término do torneio. Na próxima quarta, a equipe de Dunga enfrenta o Chile às 21h50 no estádio Pituaçu. Depois, a seleção pega Bolívia em 10 de outubro, fora de casa, e recebe a Venezuela em Campo Grande, três dias depois.

A novidade no Brasil contra os chilenos pode ser a presença de Adriano como titular, já que Luis Fabiano não estará em campo. Contra a Argentina, Dunga deixou o Imperador no banco e abriu mão de Nilmar.

0 comentários:

 

©2009 Arcanjo Rogério | O céu é o Limite | TNB